Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Claro como a água

Claro como a água

Qui | 28.05.20

Top 5 às Quintas | Livros de Autores Portugueses para principiantes

 

O Top 5 desta quinta-feira contem livros escritos por autores portugueses que poderão ser a escolha do leitor que pretende iniciar-se na literatura portuguesa contemporânea.

Até praticamente ao final da minha adolescência, numa altura em que começava a fazer escolhas mais conscientes também ao nível da leitura, sempre que entrava numa livraria deslocava-me até à secção de literatura traduzida, ignorando as estantes dedicadas à literatura lusófona. Se também és um leitor cético relativamente à literatura lusófona contemporânea mas estás disposto a dar-lhe uma oportunidade, estas 5 sugestões de leitura poderão ser o início da descoberta de um outro nível de leitura em português.

 

Top5.png

 

Todos os Dias são Meus de Ana Saragoça é sobre um crime que o leitor rapidamente perceberá que pouco importa descobrir quem o cometeu, há coisas mais interessantes neste livro. É uma leitura muito breve, o livro tem apenas 104 páginas, mas tem a medida certa.

Comprar Wook | Comprar Bertrand

 

Biografia involuntária dos amantes de João Tordo foi o primeiro livro do autor que li. Uma obra difícil de caracterizar em que a empatia com as personagens é o ponto forte da leitura. 

"Que é feito de ti?" Encolhi os ombros. "Nunca mais me vi. Se me encontrares, avisa-me." "As pessoas perdem-se." "É verdade." Sorri.

Comprar Wook | Comprar Bertrand

 

A Desumanização de Valter Hugo Mãe é, como são todas as obras do autor, uma prosa poética que muito provavelmente levará o leitor a questionar a sua experiência literária até ao momento. Esta obra em particular é dedicada pelo autor ao irmão falecido que nunca chegou a conhecer, mas que o acompanhou e cresceu consigo no seu imaginário infantil.

Comprar Wook | Comprar Bertrand

 

O funeral da nossa mãe de Célia Correia Loureiro prende o leitor logo nas primeiras páginas, quer pela escrita quer pelas personagens. O mote para a história é o suicídio de Carolina e o último pedido que faz às três filhas: Luísa, Cecília e Inês e que leva as três jovens a reunirem-se em Vila Flor, no Alto Alentejo. Mais do que uma viagem temporal ao passado dos pais, as três irmãs vivem uma viagem de auto descoberta.

Comprar Wook | Comprar Bertrand

 

Teoria Geral do Esquecimento de José Eduardo Agualusa foi o livro que me tornou fã do autor.

"Deus pesa as almas numa balança. Num dos pratos fica a alma, no outro as lágrimas dos que a choraram. Se ninguém a chorou, a alma desce para o inferno. Se as lágrimas foram suficientes, e suficientemente sentidas, ascende para o céu. Ludo acreditava nisto. Ou gostaria de acreditar. Foi o que disse a Sabalu: vão para o Paraíso as pessoas de quem os outros sentem a falta. O Paraíso é o espaço que ocupamos no coração dos outros.”

Comprar Wook | Comprar Bertrand

 

Já leram algum destes livros? Quais foram os livros que vos levaram a apaixonar-se pela literatura portuguesa?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.