Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Claro como a água

Um blog para os apaixonados por livros, ou simplesmente para quem procura um livro para ler

Claro como a água

Um blog para os apaixonados por livros, ou simplesmente para quem procura um livro para ler

Sobre a desculpa "não tenho tempo para ler"

21.06.16

aadon't.jpg

 

imagem vista aqui 

 

Ultimamente tenho ouvido muitos comentários do género: “não tenho tempo para ler” e “só leio nas férias porque durante o resto do ano é impossível”, ao que se seguem perguntas como “fazes mais alguma coisa na vida para além de ler?”.

Acredito que algumas (ainda que poucas) das pessoas que fazem estes comentários não tenham realmente muito tempo para ler, mas a verdade é que arranjamos sempre tempo para fazer aquilo de que gostamos. Não me digam que têm uma vida assim tão atarefada que não dispõem de 10 minutos para se dedicarem a uma actividade de lazer?

aamaketime.jpg

 imagem vista aqui

 

Concluí que das duas uma: ou estas pessoas não gostam de ler, e utilizam inúmeras variações do “não tenho tempo para”, a verdade é que não podemos gostar todos do mesmo, ou então precisam de encontrar motivação e/ou tempo para ler. Como eu até gosto (e muito) de fomentar os vossos hábitos de leitura, aqui ficam algumas dicas para vos ajudar a ler mais e melhor:

 

  1. Nunca saiam de casa sem um livro: 5 minutos são suficientes para ler umas páginas do livro e nunca se sabe quando podem ter 5 minutos livres. Leio bastante enquanto espero por uma consulta ou pelos transportes, leio em filas de espera e às vezes até leio enquanto almoço.
  2. Utilizem aplicações/sites para se manterem motivados, por exemplo o goodreads, lá podem criar as vossas próprias listas de livros, podem atribuir pontuações aos livros que leram e podem registar as leituras actuais.
  3. Leiam apenas o que vos interessa, os géneros de que mais gostam e onde se sentem confortáveis. Não deixem que vos impinjam livros (contra mim falo).
  4. Arranjem “amigos” que gostem de ler. Há muita gente que, como eu, não tem amigos com quem partilhar o gosto pela leitura, quando assim é acabamos por arranjar “amigos virtuais” (sempre é melhor do que os amigos imaginários) com quem conversar sobre os livros, é altamente motivador! E não estou com isto a sugerir que se desfaçam dos vossos amigos que não lêem.
  5. Comecem por ler livros pequenos, é mais fácil quando vemos a luz ao fundo do túnel. São inúmeros os livros com menos de 200 páginas e existem vários livros de contos que também poderão ajudar.
  6. Experimentem os audiobooks, são úteis para ouvir no carro, nos transportes ou mesmo em casa. Podem até alternar entre as versões áudio e em papel.
  7. Encontrem o lugar ideal para ler, seja em casa, na casa-de-banho, no café, na praia ou nos transportes, todos os locais são bons para ler. Comigo costuma funcionar melhor nos transportes do que no sofá lá de casa, vá-se lá saber porquê.
  8. Arranjem um parceiro de leitura: ler um livro em conjunto é uma experiência engraçada e motivadora, experimentem! Já fiz várias leituras juntamente com leitores do blog, à falta de melhor e desde que o livro me interesse, contem comigo.
  9. Visitem bibliotecas e livrarias, vão ver que saem de lá com vontade de ler tudo o que conseguirem.
  10. Desliguem a televisão

 

Este post é mais um desabafo, pois a maioria das pessoas que o está a ler não precisa de dicas para ler mais ;)

12 comentários

Comentar post