Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Claro como a água

Um blog para os apaixonados por livros, ou simplesmente para quem procura um livro para ler

Claro como a água

Um blog para os apaixonados por livros, ou simplesmente para quem procura um livro para ler

RELEITURA | A Sombra do Vento

13.09.16

6tag_120916-161613.jpg 

 

- Pois bem,esta é uma história de livros.

- De livros?

- De livros malditos, do homem que os escreveu, de uma personagem que se escapou das páginas de um romance para o queimar, de uma traição e de uma amizade perdida. É uma história de amor, de ódio e dos sonhos que vivem na sombra do vento.

 

Passaram mais de dez anos desde que li pela primeira vez A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón. Com a divulgação do lançamento do quarto volume da série O Cemitério dos Livros Esquecidos emergiu em mim uma vontade imensa de reler os três volumes já publicados: A Sombra do Vento, O Jogo do Anjo e O Prisioneiro do Céu. 

 

Aproveitei as férias para pegar no primeiro volume, escusado será dizer que devorei as 500 páginas em poucos dias. A Sombra do Vento é um dos meus livros preferidos, é mágico, viciante e absorve-nos completamente.

 

Este lugar [o Cemitério dos Livros Esquecidos] é um mistério, Daniel, um santuário. Cada volume que vês, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se mais forte. Há já muitos anos, quando o meu pai me trouxe pela primeira vez aqui, este lugar já era velho. Talvez tão velho como a própria cidade. Ninguém sabe de ciência certa desde quando existe, ou quem o criou. Dir-te-ei o que o meu pai me disse a mim. Quando uma biblioteca desaparece, quando uma livraria fecha as suas portas, quando um livro se perde no esquecimento, os que conhecemos este lugar, os guardiões, asseguramo-nos de que chegue aqui. Neste lugar, os livros de que já ninguém se lembra, os livros que se perderam no tempo, vivem para sempre, esperando chegar um dia ás mãos de um novo leitor, de um novo espírito. Na loja nós vendemo-los e compramo-los, mas na realidade os livros não têm dono. Cada livro que aqui vês foi o melhor amigo de alguém. Agora só nos têm a nós, Daniel.

 

Esta releitura trouxe-me muitas surpresas, para além de não me recordar de muitos pormenores e surpreender-me como se estivesse a ler o livro pela primeira vez, a sensibilidade e percepção que tenho hoje não são comparáveis às de há dez anos. 

 

É inevitável apaixonar-mos por esta Barcelona misteriosa e pelo universo de livros daquele "cemitério", como também me parece pouco provável que alguém fique indiferente a estas personagens. Têm dúvida? Não há melhor do que experimentar.

 

Criei-me entre livros, fazendo amigos invisíveis em páginas que se desfaziam em pó e cujo cheiro ainda conservo nas mãos. 

 

14 comentários

Comentar post