Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Claro como a água

Um blog para os apaixonados por livros, ou simplesmente para quem procura um livro para ler

Claro como a água

Um blog para os apaixonados por livros, ou simplesmente para quem procura um livro para ler

OPINIÃO | Red Rising

02.06.16

Red Rising (Red Rising, #1)

 

Título: A Alvorada Vermelha

Autor:  Pierce Brown

Ano de publicação: 2015

Editora: Editorial Presença

 

Uma frase para resumir o livro: The Hunger Games em Marte. Têm duvidas, ora vejam:

- Ambos têm uma sociedade dividida em "fracções", dependendo da matéria que produzem

- Ambos têm arenas onde os adolescentes se matam uns aos outros

- Ambos têm protagonistas (revoltados) que de alguma forma se vão destacar na sociedade

 

Red Rising, traduzido em Portugal como A Alvorada Vermelha, é o primeiro livro da trilogia com o mesmo nome. Foi publicado em Portugal em 2015 e tem sido um sucesso. Meio mundo adora esta série, a outra metade ainda não a leu, para mim foi uma desilusão. Sinto-me um bocadinho mal por só dar duas estrelas, mas quando penso em dar três lembro-me do quão aborrecido e desesperante foi terminar o livro. O mais estranho é que comecei por gostar bastante, estava entusiasmada com este novo mundo e com as personagens que o autor criou, mas até as personagens mais interessantes desapareceram e o meu interesse desvaneceu.

 

A escrita do autor não é má mas tem duas particularidades que creio terem dificultado muito a minha leitura. Nas primeiras páginas deparamo-nos logo com um vocabulário muito próprio e diferente, o autor "inventa palavras" como acontece em outras utopias, que dificultam a compreensão e diminuem a fluidez da leitura. Como se isso não fosse já suficientemente frustrante, a acção desenrola-se a um ritmo muito muito lento e parece-me que o autor se esforça demasiado para impressionar o leitor.

 

Ainda que a temática e a sinopse do livro tivessem tudo para dar certo, a execução deixa muito a desejar. Mas a minha opinião vale o que vale, bem vistas as coisas há muita gente por aí (a maioria) que venera o Pierce Brown e que neste momento deve estar a pensar que enlouqueci de vez.

 

Classificação no goodreads: 2/5

4 comentários

Comentar post