OPINIÃO | Pines
Título: Pines
Autor: Blake Crouch
Ano da primeira publicação: 2015
Editora: Suma de Letras
Esperava muito deste livro, não creio que tenham sido apenas as expectativas elevadas a conduzir-me à decepção, foi mesmo a mediocridade do livro.
A personagem principal é Ethan Burke, um agente especial. Ethan acorda num hospital em Wayward Pines, sem se conseguir lembrar do que aconteceu e sem os seus objectos pessoais. Como se isso não fosse suficientemente desesperante, Ethan não consegue contactar nenhum familiar nem qualquer outra pessoa que esteja fora da cidade. Todas as pessoas à sua volta são extremamente simpáticas, mas Ethan rapidamente percebe que algo não está bem.
Quando comecei a leitura estava convicta de que o livro me iria prender até à última página e que, tal como as inúmeras pessoas que leram a trilogia, também iria querer ler um livro atrás de outro. Creio que o primeiro terço do livro foi lido com esta euforia, li-o num ápice sempre à espera de conseguir encaixar mais uma peça do puzzle. Só que este ritmo alucinante que o autor impõe inicialmente acaba por desvanecer. Já esperava que assim fosse, só não contava que não fosse gradual, aconteceu de repente como se a partir da página 100 tivesse sido outra pessoa a escrever. Talvez o autor seja bipolar, isso explicaria muita coisa.
Em poucas palavras, a ideia por detrás desta história é original mas não acho que o autor tenha conseguido alcançar o potencial que esta história prometia. A escrita é muito fraca, as personagens pouco caracterizadas, com excepção do protagonista que é claramente uma pessoa estúpida e arrogante, e a forma como a narrativa se desenrola deixa algo a desejar.
Terminei o livro com uma sensação de indiferença e sem qualquer vontade de continuar a trilogia.
Classificação no Goodreads: 3/5 (só porque o autor pode mesmo ser bipolar)