OPINIÃO | Os Quatro Ventos
Título: Os Quatro Ventos
Autor: Diogo Dantas
Ano de publicação: 2016
Editora: Chiado Editora
Este foi o meu primeiro livro do autor português Diogo Dantas, e penso que é também o único livro publicado. O livro foi-me disponibilizado pela Chiado Editora, no âmbito da parceria com o blog.
Em Os Quatro Ventos o autor conta-nos a história de João e Sofia ao longo de quarenta anos, tendo como ponto de partida o primeiro dia de escola. O livro está dividido em quatro partes, tantas quanto os ventos, e cada parte foca-se numa fase específica da relação e da vida destas duas personagens.
A escrita do autor é muito agradável e acessível. Acho que o Diogo é o típico contador de histórias, consegue criar uma ligação entre o leitor e as personagens e além disso, prende-nos ao livro do início ao fim.
"O tempo não curou nada, quanto muito entorpeceu a mágoa, habituou a dor à carne, acostumou o sofrimento à alma. Inicialmente foi difícil respirar, fazer as mais pequenas tarefas, comer, ir trabalhar, passar o tempo e, sobretudo, dormir. Adormecer sem ela ao meu lado, a perna em cima de mim, a cabeça no meu colo, o calor junto à minha pele. Acordar sem o seu sorriso luminoso que me alegrava o resto do dia e o seu temperamento festivo, que era substituído pelo silêncio absoluto e total de uma solidão que me fazia sangrar o espírito."
As personagens são muito completas, achei curioso que o autor tenha tido o cuidado de criar personalidades voláteis, nota-se alguma "incoerência" (natural no ser humano) nas suas personagens, o que queremos hoje nem sempre é o que queremos amanhã e a maturidade reflecte-se nas decisões que tomamos. Pessoalmente não fiquei fascinada pelas personagens principais, fiquei até um bocadinho irritada com algumas das suas atitudes, mas também gosto que um livro tenha esse efeito em mim.
Se ficaram curiosos e querem ler o livro aproveitem que amanhã será o livro do dia da Chiado Editora na Feira do Livro de Lisboa, ou então participem no passatempo que vou lançar amanhã e se tiverem sorte poderão ganhar um exemplar de Os Quatro Ventos!
Classificação no Goodreads: 4/5