Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Claro como a água

Um blog para os apaixonados por livros, ou simplesmente para quem procura um livro para ler

Claro como a água

Um blog para os apaixonados por livros, ou simplesmente para quem procura um livro para ler

OPINIÃO | Onde Cantam os Grilos

10.01.22

IMG_7876.jpg

Título: Onde Cantam os Grilos

Autor: Maria Isaac

Ano de publicação: 2017

Editora: Cultura Editora

Comprar Wook | Comprar Bertrand

 

O que dizer sobre este livro? Que é maravilhoso!

Não sei já o que foi que me fez comprá-lo, não conhecia a autora, nem tão pouco a capa, o livro já tinha sido publicado há cerca de 4 anos mas, para minha felicidade, veio parar-me às mãos (e posteriormente ao kobo).

São vários os ingredientes para o sucesso: a escrita simples mas algo poética, as personagens únicas, a narrativa através da perspetiva de uma criança e o enredo envolto em mistério.

Sobre a escrita, destaco um par de citações que ilustram a característica poética de que vos falo:

Sorri, roubando um bocadinho da alegria dos dois para esfregar nas mazelas. Há sempre um motivo para sorrir, algures, se não for por nós, é pela felicidade dos outros.

-

Todos os dias devem ser olhados com a saudade de um adeus, porque a vida vai-se despedindo de nós com cada um que nos oferece.

Já evidência várias vezes que considero que a escrita poética e as personagens singulares são as características que me fazem apreciar uma leitura. Sobre a perspetiva do narrador, sempre considerei delicioso quando a história é contada pelo olhar ingénuo de uma criança. Não é por acaso que várias das minhas leituras de referência são de histórias narradas por crianças, vejam-se Mataram a Cotovia, Uma Vida à sua Frente e Extremamente Alto e Incrivelmente Perto.

O mistério, ai o mistério...é geralmente a característica suficiente para só conseguir pousar o livro quando chego ao final. Pois, acontece que, para além do que já vos contei, este livro tem também uma pitada de mistério.

Uma dica para quem estiver curioso relativamente a este livro e se aventurar na sua leitura. Confesso que a história não me prendeu de imediato por considerar que havia demasiadas pontas soltas e ainda assim parecia que a história não evoluía; contudo, assim que as primeiras peças se começaram a juntar, a curiosidade não me deixou pousar o livro antes de chegar ao final. A persistência tem sido o "segredo" de várias boas leituras.

Onde Cantam os Grilos vai ficar certamente no meu coração, pelo enredo e pelas personagens. A autora publicou no último ano o seu segundo romance O que Dizer das Flores, livro que já está na minha wishlist.

 

Classificação no goodreads: 4/5

6 comentários

Comentar post