Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Claro como a água

Sab | 14.05.16

OPINIÃO | O Circo dos Sonhos

Rita

 WmDev_635988269797379866.jpg

Título: O Circo dos Sonhos

Autor: Erin Morgenstern

Ano de publicação: 2012

Editora: Civilização Editora

 

Não encontro a palavra ideal para caracterizar O Circo dos Sonhos. Dizer que é mágico, fantástico, delicioso, encantador e viciante não chega, mas talvez ande lá perto. Há muito que um livro não me encantava desta forma, senti-me completamente absorvida por esta história mágica tal como aconteceu quando li Harry Potter e a Pedra Filosofal.

A criatividade é definitivamente o ponto forte desta obra. A autora Erin Morgenstern e a sua imaginação fértil criaram um circo onde tudo é possível. Alternando entre eventos futuros e o presente, a autora vai alimentando o mistério que envolve este circo e consequentemente também alimenta a ansiedade do leitor. Este é um daqueles livros que não conseguimos parar de ler enquanto ainda houver páginas para virar.

 

"O circo chega sem avisar. Não é precedido por notícias, nem por avisos nas estações de correio e nos painéis publicitários, nem por notas ou anúncios nos jornais locais. Está simplesmente ali, quando ontem não estava (...) Do cartaz preto com letras brancas pendurado nos portões lê-se: Abre ao Cair da Noite. Encerra de Madrugada."

 

A escrita da autora prende-nos do início ao fim! Erin Morgenstern tem, para além de uma imensa criatividade, a capacidade de contar uma boa história. Achei fantástico que a autora tenha procurado criar uma interacção com o leitor, existem capítulos que "falam" directamente connosco, descrevendo o que vemos e sentimos. Como se isto não bastasse, o livro está repleto de descrições maravilhosas que, contrariamente ao que se poderia esperar, não são nada aborrecidos mas sim deliciosas.

 

Depois do que escrevi, já devem estar a imaginar que não vou contar-vos nada sobre as personagens, muito menos sobre a história. Para os mais cépticos relativamente a este género literário, deixem que vos diga que fantástico não é de todo a minha praia. Acontece que este fantástico não é um fantástico exagerado, não há cá seres estranhos nem mundos apocalípticos, há sim pessoas que têm a capacidade de fazer magia em vez do ilusionismo que conhecemos.

 

Não podia terminar a review sem antes referir que esta edição da Civilização Editora é maravilhosa. Desde a capa, à lombada, aos pormenores como a numeração das páginas e as folhas pretas, toda ela é especial:

 

WmDev_635988273639862289.jpgWmDev_635988271455804035.jpg

WmDev_635988272494598432.jpg

O Circo dos Sonhos é um livro que nos faz sonhar, viajar para dentro da história, que nos refugia das rotinas e deste mundo demasiado sério.

Recomendo vivamente a todos os leitores!

 

Classificação no Goodreads: 5/5

9 comentários

Comentar post