Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Claro como a água

Claro como a água

Ter | 19.05.20

OPINIÃO | Flores Cortadas

IMG_0977_copy.jpg

Título: Flores Cortadas

Autor: Karin Slaughter

Ano de publicação: 2016

Editora: Harper Collins

 

Karin Slaughter é a minha escolha segura dentro do género thrillers e por isso já sabia que o livro me iria prender desde a primeira página.

Em Flores Cortadas o enredo decorre no contexto de uma família marcada pelo desaparecimento da filha mais velha do casal, há cerca de duas décadas. Temos as suas duas irmãs como personagens centrais, Claire e Lydia, que não se falam e que apesar de terem seguido caminhos opostos, a vida trará de voltar a juntar.

Se há coisa que os livros de Karin Slaughter que li até ao momento, creio que já foram 5, têm em comum são o misto de mistério, que me faz querer devorar os livros, e a escrita dramática, que me deixa o coração apertado. Neste livro em particular, o mistério é a parte que não vos posso contar, já o drama reside na dor e tristeza que caracteriza esta família e que tão bem a autora conseguiu transmitir.

Há, contudo, uma outra característica de (alguns) livros da autora e que é particularmente evidente neste livro: as descrições bastante visuais de situações muito macabras. Confesso que esta característica me causa algum incómodo, ainda que não excessivo, e que acabo por não ler todos os excertos mais descritivos. 

Em Flores Cortadas a forma como a autora intercala capítulos narrados por diversas personagens, em vários momentos do tempo presente e passado, como se fossem várias peças de um puzzle que o leitor terá de encaixar, tornam a leitura ainda mais interessante. Há uma personagem em particular, que não reconhecemos de imediato, que narra alguns capítulos que parecem descontextualizados e que são talvez das partes mais emotivas do livro, particularmente quando percebemos qual a identidade do narrador.

Foi uma leitura intensa e voraz, como as que a autora já me havia proporcionado. Os livros de Karin Slaughter têm cumprindo o seu propósito, pelo que recorrerei a eles sempre que a vontade assim exija.

 

Classificação no goodreads: 4/5

 

Comprar Wook | Comprar Bertrand