Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Claro como a água

Um blog para os apaixonados por livros, ou simplesmente para quem procura um livro para ler

Claro como a água

Um blog para os apaixonados por livros, ou simplesmente para quem procura um livro para ler

OPINIÃO | Crime e Castigo

06.07.16

WP_20160705_004.jpg 

Título: Crime e Castigo

Autor: Fiódor Dostoievski

Ano da primeira publicação: 1866

Editora: Relógio d'Água

 

Infelizmente não temos tempo para ler tudo o que gostaríamos, por isso o melhor é começar pelos melhores, Crime e Castigo faz claramente parte da lista dos melhores livros de sempre! Um conselho para quem se vai "aventurar" nesta obra prima: as primeiras 100 páginas podem parecer difíceis mas a partir daí o livro torna-se viciante, não desistam.

 

Depois de ter lido O Jogador percebi que tinha obrigatoriamente de pegar em Crime e Castigo o quanto antes, ainda mais porque já tinha um exemplar na estante há um par de meses. Esta leitura revelou-se uma surpresa, não tanto pela escrita, essa já sabia que me iria deliciar, mas principalmente pela capacidade que Dostoievski tem de entrar na mente humana e de criar personagens fascinantes. A personagem principal desta história é Rodion Raskólnikov, um jovem ex-estudante, que teve de abandonar os estudos universitários por falta de recursos. Rodion vive sozinho num quarto minúsculo de uma pensão, mal tem dinheiro para comer e para sustentar a mãe a irmã. Em jeito de nota: também neste obra o autor tem muito em comum com o protagonista, após ter perdido tudo no jogo, também Dostoievski passou por momentos de desespero e de miséria.

 

Não é propriamente um spoiler porque já todos devem ter percebido pelo título que esta história gira em torno de um crime. Talvez não saibam no entanto quem cometeu o crime e nesse caso seria melhor não lerem este parágrafo. Nesta grandiosa obra o autor analisa profundamente e de forma exuberante a mente de Rodion antes, durante e após o assassinato da “velha penhorista”. O autor recorre a expressões particularmente arrepiantes e bastante eficazes como taquicardia, tremor de mãos, febre, delírio e doença.

 

Esta experiência originou um turbilhão de sentimentos em mim e uma enorme confusão na minha cabeça. O que se passou foi mais ou menos assim: 1) no início da leitura senti que alguma coisa me ligava à história sem no entanto encontrar uma razão lógica que justificasse tal reacção; 2) após ter sido cometido o crime notei que crescia em mim um fascínio por esta personagem assassina, e por esta altura já não conseguia largar o livro; 3) algumas páginas depois comecei a sentir-me desesperada devido ao ritmo da leitura, demasiado lento para o meu gosto; 4) entrei num período em que a relação entre as personagens se tornou mais sólida e também mais dramática, esta mudança agradou-me; 5) faltavam apenas algumas páginas para o final da obra, o autor resolveu explorar novos sentimentos, de que gostei bastante, mas por esta altura começava a ansiar pelo desfecho do caso. No final de toda esta desordem não me senti mais feliz nem particularmente satisfeita, sentia-me antes perturbada e percebi que precisava de reflectir sobre tudo o que se tinha passado. Numa frase, senti que tinha acabado de andar na montanha-russa!

 

Relativamente à escrita, digo-vos uma vez mais que não devem recear. Dostoievski é um dos grandes escritores mundiais mas isso não significa que a sua escrita seja um quebra- cabeças, a história é perceptível e fácil de assimilar, o vocabulário não é complexo mas é bastante rico e as descrições são abundantes e merecem ser lidas.

 

Podia encher este post de citações profundas e super filosóficas mas isso seriam quase spoilers. Partilho apenas poucas das imensas de que gostei:

 

“Aquela satisfação íntima que se observa sempre, até nas pessoas mais chegadas, diante da inesperada desgraça do próximo, e à qual nenhum homem sem excepção escapa, apesar do mais sincero sentimento de piedade e simpatia.”

 

“A mentira é o único privilégio do homem sobre todos os outros animais. Mente, que vais acabar por atingir a verdade.”

 

“Quando a inteligência falha, o diabo aparece.”

 

Não esperem um livro que vos encha as medidas e que vos deixe mais felizes, dificilmente isso irá acontecer, é um livro pesado, sobre o certo e o errado e que explora o lado mais negro da mente humana. Uma leitura perturbadora e que (inexplicavelmente) me deixou com saudades de Rodion Raskólnikov.

 

Classificação no Goodreads: 5/5

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Rita

    23.08.16

    Tolstoi está na minha lista de autores para ler até ao final do ano. Queria começar por uma obra mais leve, pensei em "A Morte de Ivan Ilitch", e só depois vou experimentar "Anna Karenina" ou "Guerra e Paz".
  • Imagem de perfil

    S.C.Jesus

    24.08.16

    Eu fiz o contrário. Comecei pelas obras mais pesadas. E quando tiver tempo lerei as tais obras leves. E não me fez diferença nenhuma. Prefiro ler livros com mais páginas.
  • Imagem de perfil

    Rita

    25.08.16

    Tenho receio que as minhas expectativas influenciem (em demasia) a minha percepção e opinião acerca das obras mais pesadas. Por isso prefiro começar com obras mais leves, foi o que fiz com Dostoievski e é provavelmente o que farei com o Tolstoi.
  • Imagem de perfil

    S.C.Jesus

    25.08.16

    Claro. Cada um com o seu método!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.