OPINIÃO | Boneca de Luxo
Título: Boneca de Luxo
Autor: Truman Capote
Ano da primeira publicação: 1958
Editora: Dom Quixote
Nunca me vou habituar a nada, e quem se habituar mais vale estar morto.
Boneca de Luxo, ou Breakfast at Tiffany's no original, foi o eleito pelo Clube dos Clássicos Vivos para o mês de Maio. Não tendo grandes expectativas relativamente a esta obra, não sei se por ignorância ou pela sinopse, esta leitura revelou-se uma (boa) surpresa!
Este é um daqueles livros que vale pelas personagens, e como é fácil ficar rendida a este tipo de livros! Não encontrei na história nada de inovador, intrigante ou complexo, para além do elenco. Personagens carismáticas, extravagantes e por vezes enigmáticas que me trazem à memória um outro grande clássico, um dos meus preferidos: "O Grande Gatsby".
Holly Golightly é a personagem principal, uma jovem de 19 anos, extravagante, de espírito livre e que procura continuamente a sua casa.
Se eu pudesse encontrar um lugar da vida real que me fizesse sentir como Tiffany, então eu ia comprar alguns móveis e dar um nome ao gato.
Paul (ou Fred) é o narrador desta história, escritor e vizinho de Holly, desenvolve com ela uma amizade, em geral bonita mas quase sempre dolorosa. É Paul quem nos conta a história de Holly.
A escrita de Truman Capote é simples, mas um simples agradável, não precisa de mais, prova disso mesmo é a atmosfera encantadora que envolve esta história.
Não quero revelar mais do que devo, leiam e vão perceber o encanto.
Classificação no Goodreads: 4/5