Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Claro como a água

Claro como a água

Sex | 22.01.16

OPINIÃO | As Lições do Pinguim

As Lições do Pinguim  - Uma história real

 

 

Título: As Lições do Pinguim

Autor: Tom Michell

Ano de Publicação: 2015

Editora: ASA

 

Esta é a história de um homem que salvou um pinguim. É uma história real, o homem é Tom Michell e o pinguim chama-se Juan Salvador.

Tom está a passear na praia no Urugai quando repara que o areal está coberto por pinguins vítimas de um derrame de combustível no mar. Esta é a vertente ecológica do livro, onde o escritor alerta para a sustentabilidade do planeta e no impacto que a actividade humana tem sobre os restantes seres vivos. 

Tom repara que um dos pinguins está vivo, ainda que ferido e precise de ajuda, e resolve leva-o para casa. Juan Salvador fica  a viver com Tom e os dois vivem algumas peripécias, nomeadamente quando Tom se muda para a Argentina e leva o pinguim com ele.

A escrita é simples, com algumas pitadas de humor mas bastante fluida, o que torna a leitura fácil. A capa e as ilustrações do livro são adoráveis.

Ainda que considere a história interessante, não consegui gostar do livro, achei tudo demasiado artifical para uma história real e cheguei a saltar alguns parágrafos.

No entanto uma história entre o Homem e um animal, ainda que pareça bastante artificial, é uma história que me comove. Por ter gostado das primeiras 30 páginas e por me ter comovido nas úlimas 20 não dou uma estrela mas sim duas.

 

Classificação no Goodreads: 2/5

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.