OPINIÃO | A Morte de Ivan Ilitch
Título: A Morte de Ivan Ilitch
Autor: Lev Tolstoi
Ano da primeira publicação: 1886
Editora: Leya
Depois de me estrear nos russos com Nabokov e de me ter rendido a Dostoievski, chegou a vez de Tolstoi.
A Morte de Ivan Ilitch é um romance sobre a morte previsível e por vezes esperada, que o autor contrasta com a vida "mal vivida". Sempre me deixei fascinar por reflexões sobre a morte, tenho até uma mão cheia de autores preferidos no que toca a esta temática, as sensações, o tabu, a certeza de que todos terão a sua vez, é assustadoramente fascinante.
Tolstoi expõe o martírio de Ivan Ilitch aquando dos seus últimos dias de vida. No auge da dor, Ivan sente que não viveu como queria ter vivido. Exceptuando alguns momentos da infância, toda a sua vida foi triste e sabe-lhe a pouco.
“A história de vida de Ivan Ilitch foi das mais simples, das mais comuns e portanto das mais terríveis.”
Porque não começar por Anna Karenina ou Guerra e Paz? Porque achei, e continuo a achar, que não teria capacidade para aguentar tal responsabilidade. Agora que já li Tolstoi, ainda que sob a forma de um quase conto com menos de 100 páginas, posso afirmar que a escrita é majestosa e a leitura está muito longe de ser complexa e aborrecida.
Para além da escrita e da temática, gostei particularmente da personagem principal, Tolstoi conseguiu a proeza de construir uma personagem muito completa e de a conseguir explorar a vários níveis.
A Morte de Ivan Ilitch é uma obra emocionalmente intensa, capaz de causar as mais variadas reacções aos seus leitores. Muito muito bom!
Classificação no Goodreads: 4/5