Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Claro como a água

Um blog para os apaixonados por livros, ou para quem procura um livro para ler

Claro como a água

Um blog para os apaixonados por livros, ou para quem procura um livro para ler

Ler em tempo de coronavírus

16.04.20

i don't even know why this makes me think of you but

Até indicação em contrário, as livrarias encontram-se fechadas em Portugal e em muitos outros países. Este seria um cenário bastante viável para uma distopia, nunca pensámos que a nossa vida pudesse ter tanto em comum com os cenários imaginários dos livros.

As medidas impostas pelos governos dos vários países, e em particular do governo português, medidas que não crítico, levaram à queda nas vendas de muitos bens e serviços não essenciais, categoria em que se inserem os livros. Ontem mesmo ouvi na rádio que o volume de vendas de livros no último mês diminuiu 90% em comparação com o período homólogo. O adiamento de novas publicações e o cancelamento de eventos literários também contribuem para a estagnação da indústria literária. 

As poucas livrarias online como a wook e a bertrand, que, ainda assim, sofreram também com a aversão de muitas pessoas ao método de entrega de encomendas ao domicílio, revelam-se alternativas a quem procura livros físicos. Neste tempo de coronavírus, os ebooks e os audiobooks parecem ser alternativas razoáveis e a preferência de muitos leitores.

Nas últimas semanas, os meus níveis de concentração têm estado muito em baixo, não tenho lido muito ultimamente. Se também estão com dificuldades em manter o hábitos de leituras, poderá ajudar escolher livros com uma escrita simples, uma narrativa suficientemente interessante para manter a motivação e que proporcionem uma leitura fluida. 

Sou leitora há muitos anos, conheço os meus gostos e adapto as estratégias de leitura ao contexto em que vivo. Sei que nesta fase o que resulta para mim é reler livros favoritos ou apostar em thrillers de autores nos quais tenho confiança.

Quais são as vossas dicas para manter os níveis de leitura habituais, em tempos de coronavírus?

5 comentários

Comentar post