Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Claro como a água

Dom | 23.04.17

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor | 2017

Rita

DiaMundialdoLivro.png

 

Hoje, celebramos o Dia Mundial do Livro. Esta data é comemorada, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo consta, neste dia desapareceram importantes escritores como Miguel de Cervantes e William Shakespeare.


Actualmente esta data é celebrada em cerca de 100 países e tem como objectivo proporcionar a reflexão sobre a importância da leitura, bem como relevar o prazer que esta atividade proporciona. Os direitos do autor também são lembrados no dia 23 de Abril, de modo a proteger a criação do autor e não tirar a sua credibilidade através da pirataria.


Em 2017, e porque se comemoram os 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal, a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas quis relacionar o Dia Mundial do Livro com esta efeméride, incitando à leitura e celebrando o livro como um hino à vida .


O cartaz deste ano, um cartoon com concepção e design da ilustradora e cartoonista Cristina Sampaio, pretende mostrar simbolicamente que o livro e a leitura são factores fundamentais para o crescimento económico, político, social e cultural, e que se encontram na base da cidadania plena.

 

Nós por aqui vamos fazendo os possíveis para relembrar o quão gratificante e importante é a leitura.