Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Claro como a água

Claro como a água

Qui | 15.09.16

Afinal não é só sensibilidade e empatia

 

 

Being a Highly Sensitive Person (HSP) is a lot more complicated than people think.:

imagem vista aqui 

 

Já sabia que sensibilidade e empatia é comigo, tenho o dom de originar um brilhozinho nos olhos por tudo e por nada. Como eu haverá muita gente e isso não me surpreende, o que desconhecia e me está a fazer muita confusão é que as pessoas mais sensíveis têm muito mais em comum do que lágrimas e lenços de papel!

 

Segundo um artigo que li aqui, parece que são vários os aspectos e atitudes que as pessoas mais sensíveis não entendem/toleram. Ei-los:

 

1. Conter as emoções é algo que não faz sentido.

Para além de que é bastante complicado. Não interessa se estão felizes, tristes, nervosos ou ansiosos, se for demasiada emoção então é certo que acaba em choro, é incontrolável.

 

2. Produzir um som irritante tira-os do sério.

Como por exemplo, bater com a caneta, estalar os ossos, fazer barulho ao engolir.

 

3. Má educação é intolerável.

Pessoas mais sensíveis têm tendência a reparar em pequenas faltas de educação, como por exemplo bocejar e fazer barulho ou um espreguiçar ruidoso.

 

4. Filmes de terror não são nada divertidos.

Leva-os ao desespero.

 

5. Críticas construtivas, ainda que possam ser bastante lógicas, causam demasiado stress. 

Mas não são necessariamente ignoradas.

 

6. Tomar decisões pode tornar-se bastante difícil.

Não interessa se é para escolher o que comer ou que casa comprar. Na minha cabeça antevejo dezenas de cenários caóticos qualquer que seja o caminho a seguir.

 

7. Aulas em grupo não são muito apreciadas.

 

 

Estranhamente identifico-me com esta lista, excepto com o último ponto. Não percebo nada de psicologia e talvez por isso ache este artigo demasiado assustador. Será esta relação assim tão óbvia?

 

Sei que vários leitores acusam a sensibilidade e empatia de que falei, também me apercebi de que as pessoas sensíveis que conheço gostam de ler, mas será que se identificam com estes pontos? Se sim, e por dedução lógica, podemos acrescentar o ponto 8 - Não entendem como é que alguém pode não gostar de ler. O que vos parece?

3 comentários

Comentar post