Afinal não é só sensibilidade e empatia
imagem vista aqui
Já sabia que sensibilidade e empatia é comigo, tenho o dom de originar um brilhozinho nos olhos por tudo e por nada. Como eu haverá muita gente e isso não me surpreende, o que desconhecia e me está a fazer muita confusão é que as pessoas mais sensíveis têm muito mais em comum do que lágrimas e lenços de papel!
Segundo um artigo que li aqui, parece que são vários os aspectos e atitudes que as pessoas mais sensíveis não entendem/toleram. Ei-los:
1. Conter as emoções é algo que não faz sentido.
Para além de que é bastante complicado. Não interessa se estão felizes, tristes, nervosos ou ansiosos, se for demasiada emoção então é certo que acaba em choro, é incontrolável.
2. Produzir um som irritante tira-os do sério.
Como por exemplo, bater com a caneta, estalar os ossos, fazer barulho ao engolir.
3. Má educação é intolerável.
Pessoas mais sensíveis têm tendência a reparar em pequenas faltas de educação, como por exemplo bocejar e fazer barulho ou um espreguiçar ruidoso.
4. Filmes de terror não são nada divertidos.
Leva-os ao desespero.
5. Críticas construtivas, ainda que possam ser bastante lógicas, causam demasiado stress.
Mas não são necessariamente ignoradas.
6. Tomar decisões pode tornar-se bastante difícil.
Não interessa se é para escolher o que comer ou que casa comprar. Na minha cabeça antevejo dezenas de cenários caóticos qualquer que seja o caminho a seguir.
7. Aulas em grupo não são muito apreciadas.
Estranhamente identifico-me com esta lista, excepto com o último ponto. Não percebo nada de psicologia e talvez por isso ache este artigo demasiado assustador. Será esta relação assim tão óbvia?
Sei que vários leitores acusam a sensibilidade e empatia de que falei, também me apercebi de que as pessoas sensíveis que conheço gostam de ler, mas será que se identificam com estes pontos? Se sim, e por dedução lógica, podemos acrescentar o ponto 8 - Não entendem como é que alguém pode não gostar de ler. O que vos parece?