Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Claro como a água

Um blog para os apaixonados por livros, ou simplesmente para quem procura um livro para ler

Claro como a água

Um blog para os apaixonados por livros, ou simplesmente para quem procura um livro para ler

25 anos em livros

22.08.16

 :

 

25 anos, aparência de 15, 1 cabelo branco e uma pitada de maluquice por cada aniversário que celebro. Parabéns para mim!

 

Antes que fujam todos deixo o aviso: prometo controlar a parvoíce até ao final do post

 

Quando penso nos livros que marcaram os meus anos de leitora, tenho tendência em lembrar-me apenas dos que li recentemente. Se fizer um esforço e procurar nos confins do meu cérebro, encontro vários livros que marcaram a minha infância e adolescência, livros de que já não falo há muito tempo mas que ficaram, seja porque lhes tenho carinho, por os ter adorado ou porque foram traumatizantes.

 

Acho que poderia fazer um post deste género até ao meu 50º aniversário, não teria qualquer problema em encontrar 50 livros que me marcaram, mas por enquanto são "só" 25 e estes são os meus 25:

 

Picture1.png

 

Breves notas e conclusões sobre este exercício:

 

  • Todos os leitores sabem que os gostos mudam e são condicionados pelos livros que lemos. Reconheço que o meu percurso enquanto leitura foi especialmente marcado por três autores que associo a períodos de mudança e crescimento: José Saramago aos meus 14/15 anos, Harper Lee  aos 20 e Fiódor Dostoievski aos 24.

 

  • Foi Alice Vieira quem me abriu as portas para o mundo da leitura. Recomendo os seus livros a todos, em particular às crianças.

 

  • Ainda que não tenha sido uma adolescente problemática e complicada (mãe, confirma por favor), o meu eu pré-adolescente devia ser algo masoquista e ter pensamentos macabros, foi por essa altura que li aqueles três livros traumatizantes lá em cima.

 

  • Durante alguns anos só li policiais, depois dediquei-me aos romances contemporâneos, voltei aos policiais, devorei thrillers psicológicos e agora não sei bem que tipo de livros leio, talvez não haja um nome para isto. Sei é que tendo a fugir a policias e romances lamechas.

 

Só agora percebo o quanto estes livros me marcaram, parte deles não me disseram muito na altura em que os li, mas a verdade é que ficaram. Não me tinha apercebido que ainda me lembro de pormenores sobre as histórias e características dos livros (lembro-me carinhosamente das personagens de Rosa minha irmã Rosa como se as tivesse conhecido realmente quando tinha 9 anos, e isso é fascinante).

 

Como não há dois leitores iguais, digam-me quais os livros que mais vos marcaram e se se revêem nestas palavras  

 

Boas leituras!

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.