Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Claro como a água

Um blog para os apaixonados por livros, ou simplesmente para quem procura um livro para ler

Claro como a água

Um blog para os apaixonados por livros, ou simplesmente para quem procura um livro para ler

OPINIÃO | Vamos Comprar um Poeta

14.04.16

WmDev_635962287722694071.jpg

 

Título: Vamos Comprar um Poeta

Autor: Afonso Cruz

Ano de publicação: 2016

Editora: Caminho

 

Nunca me foi fácil escrever sobre os livros de Afonso Cruz e acabo sempre por me repetir, após ter escrito sobre quatro dos seus livros torna-se mesmo inevitável.

 

Vamos Comprar um Poeta é a mais recente obra do escritor português Afonso Cruz. Chegou às livrarias esta semana e como já disse aqui, não resisti a comprá-lo.

 

Esta é uma história sobre uma sociedade imaginária onde todas as pessoas têm números em vez de nomes, tudo nas suas vidas é medido quantitativamente e com exactidão, desde as três gramas de manteiga para barrar o pão até aos mililitros de saliva partilhados nos afectos.

 

“Dizem que é bom transacionarmos afetos, liga as pessoas e gera uma espécie de lucro que, não sendo um lucro de qualidade, já que não é material e não é redutível a números ou dedutível nos impostos ou gerador de renda, há quem acredite – é uma questão de fé –, que pode trazer dividendos. O pai diz que são fantasmas, são coisas que não existem, matéria imaterial, mas há estudos que confirma a hipótese de haver benefício em depositar uns mililitros de saliva na maçã do rosto de outra pessoa, por mais estranho e grotesco que isso nos possa parecer.”

 

Nesta sociedade imaginária a cultura é vista como um disparate e uma inutilidade e os artistas são os "animais de estimação" das famílias. A narradora e protagonista desta história escolhe ter um Poeta por este ser mais barato e sujar menos do que um artista (pintor ou escultor). Ao longo de sensivelmente 80 páginas o autor conta-nos como se desenvolve a relação entre a nossa protagonista e o seu Poeta. 

 

É um livro muito pequenino em tamanho e que se lê demasiado rápido, mas é um livro de uma enorme importância. Mais do que uma história, Vamos Comprar um Poeta é uma crítica à forma como a cultura é vista pela sociedade. Através de passagens absolutamente magníficas, o autor leva o leitor a reflectir sobre a importância da poesia, da criatividade e da cultura nas nossas vidas. O posfácio da obra complementa a crítica feita ao longo da história, e dá-nos uma visão mais concreta sobre os argumentos do autor acerca da importância da cultura na sociedade.

 

Sou uma apaixonada pela escrita poética de Afonso Cruz, esta obra em particular encheu-me as medidas e entrou na minha lista de favoritos. Tenho muita vontade de partilhar convosco algumas das citações do livro mas não quero arruinar a experiência fantástica que este livro proporciona. Recomendo mesmo que leiam!

 

Classificação no Goodreads: 5/5

2 comentários

Comentar post