Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Claro como a água

Claro como a água

27
Set16

OPINIÃO | Gramática do Medo (em poucas palavras)

zzz.jpg

 

Título: Gramática do Medo

Autor: Maria Manuel Viana, Patrícia Reis

Ano de publicação: 2016

Editora: Dom Quixote 

 

Há de tudo neste mundo dos livros, aqueles para devorar, os que se lêem devagar, os que nos fazem chorar, rir, pensar ou que nos levam a reflectir. Depois há a Gramática do Medo que é um estilo indefinido que proporciona ao leitor arrepios pelo corpo todo!

Sabe-se que um livro não é lido de forma igual por dois leitores mas este consegue originar um turbilhão de reacções totalmente distintas. Para mim foi particularmente marcante pela forma como aborda a procura/necessidade de mudança e o auto-conhecimento.

 

A escrita é do melhor que a literatura portuguesa contemporânea tem para oferecer. Nunca tinha lido nada de nenhuma das autoras, mas já me tinha sido sugerido e confesso que foi uma agradável surpresa.

 

As personagens principais são Sara e Mariana, duas amigas, fisicamente parecidas, que se confundem passando uma pela outra. Para além da aparência física têm em comum um curso de teatro, muitos amigos, um percurso de vida (ainda que em classes sociais distintas) e um sentimento: o medo.

Para compreender o Ser, não são só as palavras que faltam, mas sobretudo a «gramática». Só que o elemento primordial, o que aqui está em causa, não é tanto o ser e a sua essência, o ente e a existência, a radicalidade da questão ontológica, o jogo de linguagem, mas a palavra fundamental, medo, o medo que tudo sobre, porque ela sabe que no princípio está o medo e no fim, quem poderá sabê-lo?, talvez ainda e sempre o medo. Por isso, Gramática do medo. Tem quatro designações possíveis, embora saiba que só uma se adequa a partir daqui, Sara saberá o que fazer.

Se recomendo? Sim, sem qualquer dúvida e arrependimento 

 

Classificação no Goodreads: 4/5

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Facebook

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Parcerias

WOOK - www.wook.pt

A Ler


goodreads.com

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D