Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Claro como a água

Claro como a água

31
Mar16

OPINIÃO | Eleanor & Park

 :

 

Título: Eleanor & Park

Autor: Rainbow Rowell

Ano de publicação: 2013

Editora: Chá das Cinco

 

Este não é um género literário que me agrade particularmente e como tal não tenho por hábito ler este tipo de livros. No entanto, a popularidade fora do normal que este livro estava a ter, principalmente entre leitores adultos, fez-me querer perceber como é que um livro do género young adult era capaz de agradar a leitores com gostos tão distintos e obter reviews tão positivas. Só poderia perceber isso se lê-se o livro e assim fiz, enchi-me de coragem e comecei a ler Eleanor & Parko romance lamechas que derrete corações por este mundo fora.

 

Li o ebook da versão em inglês, com uns capítulos na versão audiobook, e portanto os excertos que apresento nesta review estão em inglês.

 

Tal como o título sugere, a autora Rainbow Rowell apresenta-nos duas personagens principais: Eleanor e Park, que são tudo menos aquilo que imaginei inicialmente. Eleanor é uma rapariga de 16 anos, é nova na escola, ruiva, com uma forma estranha de se vestir e que cresce num ambiente familiar caótico. Park é um rapaz também de 16 anos, com descendência coreana, veste-se de negro e tenta passar despercebido na escola. No início os dois adolescentes nem se falam, mas as viagens de autocarro para a escola acabam por "forçar" uma relação entre os dois.

 

Como já devem ter percebido, esta é uma história fofinha, com algumas lamechices, mas não é apenas mais um romance entre dois adolescentes. A autora aborda temas como a violência familiar, o bullying, a amizade, o ódio e o amor. Através da escrita simples mas bastante descritiva, capítulos curtos narrados alteradamente por Eleanor e Park, a autora consegue transportar-nos de volta à adolescência.

 

Por ser uma história com uma temática tão forte e uma escrita bastante directa, consigo perceber parte da popularidade que este livro alcançou. Ainda que não o tenha achado magnífico gostei bastante, foi uma leitura diferente, muito emotiva com um final inesperado que adorei! Ahh e tem também umas passagens que nos tocam:

 

 "You think that holding someone hard will bring them closer. You think that you can hold them so hard that you'll still feel them, embossed on you, when you pull away. Every time Eleanor pulled away from Park, she felt the gasping loss of him."

 

 "Eleanor was right. She never looked nice. She looked like art, and art wasn't supposed to look nice; it was supposed to make you feel something."

 

Para concluir resta-me recomendar a leitura do livro Eleanor & Park a todos os amantes do género literário young adult e também aos mais avessos a este tipo de livros, se tiverem de escolher um escolham este, vai valer a pena.

 

Classificação no Goodreads: 4/5

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Facebook

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Parcerias

WOOK - www.wook.pt

A Ler


goodreads.com

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D