Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Claro como a água

Claro como a água

10
Abr16

OPINIÃO | A Menina de Ouro

Menina de Ouro

 

Título: A Menina de Ouro

Autor: Chris Cleave

Ano de publicação: 2012

Editora: ASA

 

Esta foi a minha estreia com Chris Cleave, o autor do tão falado Pequena Abelha, que ainda não li mas quero muito ler. Foi uma experiência tão mas tão boa, as personagens que o autor construiu são incríveis e a história em si é magnífica. Custava-me tanto sempre que tinha de fazer uma pausa na leitura.

 

O livro conta a história de três amigos atletas de competição de ciclismo: Jack, Kate e Zoe. Ao longo da narrativa o autor vai construindo personalidades complexas para estas personagens, principalmente através de viagens aos seus passados.

Mas não apenas destas três personagens vive a história de A Menina de Ouro, temos ainda Sophie, uma menina de 8 anos, com uma personalidade muito especial, fã incondicional de Star Wars, e que nos leva da gargalhada ao choro em poucas palavras. Sophie foi a personagem que mais mexeu comigo e também a minha preferida.

 

É em torno destas personagens que o autor constrói uma história envolta num segredo bombástico capaz de destruir as suas carreiras, os seus sonhos e as suas relações. Ao longo da história o autor vai revelando momentos do passado das personagens Jack, Kate e Zoe, desde os seus 19 aos 32 anos, que vão saciando a curiosidade do leitor. Estes momentos 'ahhh' são constantes ao longo da história e culminam num final inesperado.

 

Acho incrível a forma como o autor consegue influenciar a opinião do leitor, se no início não gostava de Kate e simpatizava com Zoe, ao longo da história Chris Cleave conseguiu que esse sentimento se modificasse sem que desse conta. Não sei se é característico do autor ou desta obra em particular mas deparei-me com muitos momentos de ternura, momentos doces sem ser lamechas, que mexeram muito comigo.

 

A Menina de Ouro é uma história sobre a ambição, a dificuldade que envolve tomar decisões, mas é principalmente uma história sobre o ser humano. É muito difícil escrever sobre este livro sem cometer spoilers por isso prefiro não escrever mais nada. Recomendo que leiam esta obra, repleta de emoção do princípio ao fim.

 

Citação preferida:

"Um homem não está inteiro até ser capaz de olhar para as próprias memórias e ficar não impassível, mas pelo menos não sentir medo delas."

 

Classificação no Goodreads: 4/5

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Facebook

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Parcerias

WOOK - www.wook.pt

A Ler


goodreads.com

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D